Pioneiros, no Norte, a intervir junto das pessoas idosas

A Casa de Lordelo é um equipamento social para pessoas idosas e dependentes, pertencente à Associação das Obras Sociais S. Vicente Paulo, instituição particular de solidariedade social.

Situa-se no coração da cidade do Porto, na zona Boavista/Campo Alegre e dispõe de instalações recentes e funcionais para o desenvolvimento da sua atividade, iniciada em 1975, num edifício que foi sofrendo, ao longo dos anos, sucessivas ampliações e remodelações.

Apresenta diversas respostas sociais e serviços, que vão ao encontro das reais necessidades da população:

  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas- 20 utentes,
  • Centro de Dia- 61 utentes,
  • Apoio Domiciliário- 35 (Lordelo do Ouro) e 41 (Matosinhos) utentes.

O equipamento tem acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP para todas as respostas sociais. Conta com uma equipa multidisciplinar para a prossecução do seu trabalho, oriunda de diferentes áreas como o apoio psicossocial, a saúde, a reabilitação física e mental, os cuidados pessoais, as atividades lúdicas e recreativas e ainda na área da formação.

Mensagem da Diretora

Recebi em janeiro de 2011 a honra e a responsabilidade de dirigir a Casa de Lordelo, função para a qual me preparei durante vários anos de trabalho como psicóloga e coordenadora de respostas sociais para a população idosa na referida casa.
Tive o privilégio de aprender com uma técnica muito experiente, com uma genialidade e criatividade incomparáveis, um espírito lutador, capaz de transformar as contrariedades em realizações, mobilizadora de todos com quem trabalhou e com um sentido de humanismo e de entrega sem igual. Esse legado e a dedicação a um estabelecimento único na forma como trabalha com as pessoas idosas, fizeram com que o convite fosse de imediato aceite e sentido como um desafio às minhas capacidades de gestão e liderança, sem esquecer o cuidado pelos mais frágeis e necessitados, por aqueles que vêm numa Casa como esta, o seu refúgio e garante de ajuda e conforto.
Após estes anos, considero que o trabalho realizado pela Casa de Lordelo é excecional, seja do ponto de vista humano, na qualidade relacional entre colaboradores e utentes, seja ao nível das condições físicas, de segurança e conforto oferecidas aos clientes, seja do ponto de vista técnico e do desempenho das equipas de trabalho.
Procuramos ser exigentes na qualidade dos serviços prestados, promovemos a melhoria contínua através da monitorização e análise constantes da satisfação dos clientes e reforçamos e capacitamos os recursos humanos de competências técnicas e de equipamentos adequados às necessidades e exigências do trabalho com pessoas idosas.
Preocupamo-nos com a individualidade de cada pessoa, personalizamos o atendimento, aceitamos a especificidade de cada um. Sempre foi e assim continuará a ser o lema desta Casa!

                                                                          Joana Roncon, out. 2018